quinta-feira, 16 de março de 2017

A emissão de gazes dos grandes navios é preocupante

Os 15 maiores navios do mundo, sozinhos, emitem mais NOx e enxofre para a atmosfera do que os 1.300 milhões de automóveis a circular em todo o mundo, é a conclusão a que chegou a CWR,(Carbon War Room)  uma ONG que se dedica ao combate às emissões poluentes.




 
Foto: samsungshi.com
Os navios gigantes alimentados a fuelóleo, um combustível derivado do petróleo, muito menos refinado do que a gasolina ou o gasóleo que colocamos nos nossos carros  transportam milhões de toneladas de carga, e que são responsáveis por colocar a economia do mundo em movimento, são no entanto uma das principais fontes de emissão de gazes poluentes do mundo.






Foto:hamburgsud.com

Afim de tentar inverter esta situação,  a Organização das Nações Unidas concordou em impor restrições à poluição destes navios até 2020, o  que poderá aumentar a pressão sobre o sector, e que deverá ter reflexos no preço dos produtos para o consumidor final.
Também se está e verificar a ritmo bem acelerado a construção e ou adaptação de diversos tipos de navios, desde porta contentores a ferries, para o uso de GNL ou dual fuel, que alem do GNL usa também o diesel marítimo, muito menos poluente que o Fueloleo.




Sem comentários:

Enviar um comentário